RAID
A tecnologia RAID (Redundant Array of Independent Disks) fornece funções e fiabilidade de armazenamento adicionais através da redundância. Também permite melhorar a fiabilidade do armazenamento de dados e a tolerância a falhas quando comparado com os sistemas de armazenamento de uma única unidade. A perda de dados resultante da falha de uma unidade pode ser evitada através da recompilação dos dados em falta a partir das restantes unidades.
Quando um grupo de unidades de armazenamento físicas independentes está configurado para utilizar a tecnologia RAID, encontram-se num conjunto RAID. Este conjunto distribui os dados entre várias unidades de armazenamento, mas o computador anfitrião perceciona o grupo como uma única unidade de armazenamento. Criar e utilizar conjuntos RAID possibilita um elevado desempenho como, por exemplo, desempenho de E/S emitido, dado que é efetuado o acesso a várias unidades em simultâneo.
Este tópico fornece os requisitos de unidade de armazenamento para níveis de RAID.
- Unidade de disco rígido com fator de forma de 2,5 pol. e 7 mm (0,28 pol.) de altura
- Disco de memória sólida M.2 NVMe (Non-Volatile Memory Express) (em modelos selecionados)
Nota: Certifique-se de que o computador tem duas unidades de armazenamento idênticas instaladas (duas unidades de disco rígido ou dois discos de memória sólida M.2 NVMe da mesma capacidade) para níveis de RAID suportados. Se apenas estiver instalada uma unidade ou dois tipos diferentes de unidades, as informações que se seguem não se aplicam.
- RAID 0: conjunto de discos com faixa (os dados em falta resultantes da falha de uma unidade não podem ser recompilados)
– Consiste em duas unidades de armazenamento idênticas– Suportado tamanho da faixa: 4 KB, 8 KB, 16 KB, 32 KB, 64 KB, ou 128 KB– Melhor desempenho sem tolerância a falhas– Risco superior de perda de dados resultantes de falha de uma unidade do conjunto quando comparado com uma configuração não-RAID
- RAID 1: conjunto de discos com replicação
– Consiste em duas unidades de armazenamento idênticas– Desempenho de leitura melhorado e redundância a 100%
Siga as instruções para aceder ao utilitário de configuração Intel RST.
- Reinicie o computador. Quando for apresentado o ecrã de logótipo, prima F1 para entrar no menu UEFI BIOS.
- Selecione Config ➙ Storage ➙ VMD Controller ➙ On.
- Prima F10 para guardar as alterações e sair.
-
Create RAID Volume: Criar um volume RAID. Se não for possível utilizar qualquer das unidades de armazenamento internas, esta opção não se encontrará disponível.
RAID Volumes: Confirmar as informações dos volumes RAID criados.
Non-RAID Physical Disks: Confirmar as informações de todas as unidades não-RAID.
Siga as instruções para criar volumes RAID.
Atenção:Todos os dados existentes armazenados nas unidades selecionadas serão apagados enquanto o volume RAID é criado.
- Name: Utilizar o nome predefinido ou inserir um nome preferencial para o volume RAID.
- RAID Level: Prima Enter para alterar o RAID entre o RAID 0 (faixa) e o RAID 1 (espelho).
- Select Disks: Selecione uma unidade e prima a Barra de espaços ou Enter para a adicionar a um grupo. A unidade que não é possível utilizar para criar um volume RAID não é selecionável. É apresentada uma marca X junto à unidade selecionada.
- Strip Size: Selecione o tamanho da faixa e prima Enter para concluir a configuração. Esta opção apenas está disponível para RAID 0.
- Capacity: Personalizar a capacidade do volume RAID. O volume RAID predefinido é o valor maior.
- Create Volume: Prima Enter para concluir as configurações das opções anteriores e criar um volume.
Nota: A opção Create Volume poderá não ser selecionável se, por exemplo, forem selecionados diferentes tipos de unidades. Se não for selecionável, consulte a mensagem apresentada abaixo de Create Volume para referência.
Após a criação do volume RAID, é Intel (R) Rapid Storage Technology apresentada a janela, e o volume criado é apresentado em RAID Volumes.
Siga as instruções para eliminar volumes RAID.
Atenção: Todos os dados existentes armazenados nas unidades selecionadas serão apagados após eliminar volumes RAID.
- Depois de eliminar o volume RAID, é apresentada a janela Intel (R) Rapid Storage Technology. As unidades do volume eliminado são apresentadas em Non-RAID Physical Disks.
Siga as instruções para repor unidades de armazenamento para não RAID.
Atenção: Todos os dados existentes armazenados na unidade selecionada serão apagados após efetuar a reposição da unidade para o modo não-RAID.
- Após a conclusão do processo de reinicialização, é apresentada a janela Intel (R) Rapid Storage Technology. A unidade reposta é listada em Non-RAID Physical Disks, e o volume da unidade reposta continua a ser listado em RAID Volumes. No entanto, o estado é alterado de Normal para Failed ou Degraded.
Siga as instruções para recompilar volumes RAID 1.
Se o estado de um volume RAID 1 for Failed ou Degraded, poderá recompilá-lo através do utilitário de configuração Intel RST. Para recompilar um volume RAID 1, certifique-se de que pelo menos uma unidade do volume RAID 1 funciona corretamente. Substitua a unidade de armazenamento avariada por uma nova que tenha a mesma capacidade antes de recompilar um volume RAID 1.
- Depois de iniciar o processo de recompilação, é apresentada a janela Intel (R) Rapid Storage Technology. O volume RAID 1 em recompilação é apresentado em RAID Volumes com uma marca Rebuilding.