RAID
RAID é uma tecnologia que fornece funções e confiabilidade aprimorada de armazenamento com redundância. Ela também pode aumentar a confiabilidade do armazenamento de dados e a tolerância a falhas em comparação com os sistemas de armazenamento de unidade única. A perda de dados resultante de uma falha da unidade pode ser impedida com a reconstrução de dados ausentes das unidades restantes.
Quando um conjunto de unidades de armazenamento físico independentes é configurado para usar tecnologia RAID, elas estão em uma matriz RAID. Esta matriz distribui dados pelas várias unidades de armazenamento, mas a matriz é exibida para o computador host como uma única unidade de armazenamento. A criação e o uso de matriz de RAID fornecem um alto desempenho, como o desempenho expedido de E/S, pois várias unidades podem ser acessadas simultaneamente.
Este tópico fornece requisitos de unidade de armazenamento para níveis de RAID.
- Unidade de disco rígido com formato de 2,5 pol. e altura de 7 mm (0,28 pol.)
- Unidade de estado sólido M.2 NVMe (Non-Volatile Memory Express) (em modelos selecionados)
Observação: Certifique-se de que o computador tenha duas unidades de armazenamento idênticas instaladas (duas unidades de disco rígido ou unidades de estado sólido M.2 NVMe com a mesma capacidade) para os níveis de RAID com suporte. Se apenas uma unidade estiver instalada, ou dois tipos diferentes de unidades estiverem instalados, as informações a seguir não se aplicarão.
- RAID 0: matriz de disco em faixas (os dados ausentes resultantes de uma falha na unidade não podem ser reconstruídos)
- Consiste em duas unidades idênticas de armazenamento- Tamanho de faixa suportado: 4 KB, 8 KB, 16 KB, 32 KB, 64 KB ou 128 KB- Melhor desempenho sem tolerância a falhas- Maior risco de perda de dados resultante de uma falha da unidade do membro comparada à configuração não-RAID
- RAID 1: matriz de discos espelhados
- Consiste em duas unidades idênticas de armazenamento- Desempenho de leitura aprimorado e 100% de redundância
Siga as instruções para acessar o utilitário de configuração Intel RST.
- Reinicie o computador. Quando a tela de logotipo for exibida, pressione F1 para entrar no menu do UEFI BIOS.
- Selecione Config ➙ Storage ➙VMD Controller ➙ On.
- Pressione F10 para salvar as alterações e sair.
-
Create RAID Volume: Crie um volume RAID. Se nenhuma unidade de armazenamento interna puder ser utilizada, essa opção estará indisponível.
RAID Volumes: Confirme as informações dos volumes RAID criados.
Non-RAID Physical Disks: Confirme as informações de todas as unidades não RAID.
Siga as instruções para criar volumes RAID.
Atenção:Todos os dados armazenados nas unidades selecionadas serão apagados enquanto o volume RAID estiver sendo criado.
- Name: Use o nome padrão ou digite um nome de preferência para o volume RAID.
- RAID Level: Pressione Enter para alterar o RAID entre o RAID 0 (Stripe) e RAID 1 (Mirror).
- Select Disks: Selecione uma unidade e pressione a barra de espaço ou Enter para adicioná-la a um grupo. Unidades que não podem ser usadas para criar um volume RAID não são selecionáveis. Uma marca X é exibida ao lado do drive selecionado.
- Strip Size: Selecione um tamanho de faixa e pressione Enter para concluir a configuração. Esta opção só está disponível para RAID 0.
- Capacity: Personalize a capacidade do volume RAID. O volume RAID padrão é o maior valor.
- Create Volume: Pressione Enter para concluir as configurações das opções anteriores e criar um volume.
Observação: A opção Create Volume pode não ser selecionável por alguns motivos, por exemplo, se tipos de unidade diferentes forem selecionados, a opção não poderá ser selecionada. Se não for selecionável, consulte a mensagem exibida em Create Volume para referência.
Após a criação do volume RAID, a janela Intel (R) Rapid Storage Technology será exibida, e o volume criado será exibido em RAID Volumes.
Siga as instruções para excluir volumes RAID.
Atenção: Todos os dados armazenados nas unidades selecionadas serão apagados assim que você excluir os volumes RAID.
- Após você excluir o volume RAID, a janela Intel (R) Rapid Storage Technology é exibida. As unidades membro do volume excluído são exibidas em Non-RAID Physical Disks.
Siga as instruções para redefinir unidades de armazenamento como não RAID.
Atenção: Todos os dados armazenados na unidade selecionada serão apagados assim que você redefini-la para não RAID.
- Após o processo de redefinição ser concluído, a janela Intel (R) Rapid Storage Technology é exibida. A unidade redefinida é listada em Non-RAID Physical Disks, e o volume da unidade redefinida ainda está listado em RAID Volumes. No entanto, o status é alterado de Normal para Failed ou Degraded.
Siga as instruções para reconstruir volumes RAID 1.
Se o status de um volume RAID 1 for Failed ou Degraded, você poderá reconstruí-lo com o utilitário de configuração Intel RST. Para reconstruir um volume RAID 1, certifique-se de que pelo menos uma unidade membro do volume RAID 1 esteja funcionando corretamente. Substitua a unidade de armazenamento com falha por uma nova que tenha a mesma capacidade antes de reconstruir um volume RAID 1.
- Após você iniciar o processo de reconstrução, a janela Intel (R) Rapid Storage Technology é exibida. O volume RAID 1 em reconstrução é exibido sob RAID Volumes com uma marca de Rebuilding.